Colaboradores

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Esmaltes da Luciana

Entrevista para o jornal Comercio da Franca em 12/06/2010, para a jornalista e amiga Fernanda Martins.



As unhas femininas nunca estiveram tanto em evidência como nos últimos meses. O lançamento constante de cores e mais cores de esmaltes no mercado criou uma moda universal e provocou uma febre entre as mulheres (eu também me incluo aí). Tanto que algumas marcas chegam a esgotar das prateleiras das perfumarias assim que são lançadas, graças ao burburinho e à adesão das famosas. As cores variam de acordo com a estação. Neste inverno, as cores flúor e vibrantes dão lugar aos tons terrosos, acinzentados, fosco e metalizados, mais fechados.

Aficionada por esmaltes desde os 18 anos, quando começou a trabalhar e a cuidar mais do visual, a professora Luciana Bataglia Jati, 25, tem uma coleção de 300 vidros - somados no dia desta entrevista, em 12 de junho. Com certeza, hoje, esse número já foi ultrapassado. O vidro que mais empolga Luciana, claro, é o mais recente lançamento: Particulière (Chanel), um marrom clarinho que está esgotado em todo o mundo. Objeto de desejo da mulherada - também fez a cabeça da jornalista Fátima Bernardes, apresentadora do Jornal Nacional (Globo) -, o esmalte já ganhou imitações como a cor Frisson! (Ana Hickmann) e a Camurça (Colorama). Com a misturinha, algumas manicures conseguem chegar a um tom muito próximo juntando o Jackie (Impala) e o Capuccino (Risqué).

Atualmente o xodó de Luciana é o Jackie, da Impala. Mas essa opção muda sempre. O sonho de consumo da professora é o conjunto da marca gringa O.P.I, que lançou uma coleção inspirada no filme
Alice no País das Maravilhas e acabou de lançar outra com o tema do longa Shrek Para Sempre, que estreia amanhã nos cinemas de todo o mundo, inclusive em Franca.

Até as amigas de Luciana já sabem: para agradar a professora é só dar uns vidros de esmalte. Mas, claro que o presente tem segundas intenções. “Eu sempre mando pelo correio alguns vidros para amigas que moram em Goiânia e Londrina. Elas usam bastante e depois me devolvem”, conta Luciana, que tem esmaltes da Suíça (ganhou da sogra), Londres, Buenos Aires e Estados Unidos (confesso que também não resisti e peguei emprestado algumas cores).

Esmaltes que estão fora de linha como Kiss Me (Revlon), Audrey, Jackie e Marilyn (Impala), entre outros, fazem parte da coleção de Luciana, guardada com cuidado (todos os vidros em pé para durar mais) em várias caixas, inclusive nas de ferramentas do marido. No dia da reportagem, sua última compra tinha sido os lançamentos da marca Ana Hickmann em uma viagem ao Nordeste, em Aracaju (Sergipe). “Lá as cores estão mais vivas, bem verão”, comenta a professora.

E por falar em verão, no dia 1º de julho, a Risqué lançou oficialmente a nova coleção primavera-verão 2010/2011, que chega às lojas somente em setembro. Desenvolvida em parceria com o estilista Reinaldo Lourenço, a linha tem como principal característica os elementos que marcaram a década de 1960: moda, arte, personalidades, expressões e movimentos, como a pop art. “Olhei muito para os carros dessa época, futuristas, os recortes e as cores também”, explica o estilista.

São oito novas cores: as foscas Tubinho (cinza), Twiggy (um tom coral mais fechado), Pop (releitura do tom rosa) e Cigarrete (azul esverdeado), e as ultra cremosas Vanguarda (vermelho tomate), Coque (clássico vermelho fechado da tendência sangria), Meia Calça (tom na cor da pele) e Cintura Baixa (rosa cremoso mais aberto). “Esmalte deixou de ser apenas um acessório para as mulheres. Hoje faz parte da composição do look, assim como os sapatos, casacos e a maquiagem”, afirma Lourenço.

Com tanta opção, a mulherada não economiza quando se depara com os vidrinhos coloridos nas prateleiras das perfumarias. Luciana já chegou a gastar até R$ 40 de uma vez só com a aquisição de novos esmaltes (em média cada vidro custa R$ 2,75). As coleções, lançamentos e cores são temas de vários blogs. A professora recomenda dois que visita com frequência: www.unhabonita.com.br e www.eucapricho.com.


EVIDÊNCIA

As famosas são as vitrines dos esmaltes, principalmente quando estão no ar nas novelas. Em Escrito nas Estrelas, exibida na faixa das seis da Globo, o Rosa Pink, usado por Giovanna Ewbank, e o Roxo Metálico, nas mãos de Jandira Martini, ambos da Colorama, estão entre os mais pedidos à CAT (Central de Atendimento ao Telespectador).

As cores reforçam o figurino das atrizes e evidenciam as características físicas e psicólogicas das personagens. Em Passione, Fátima, vivida por Biana Bin, usa o verdinho Menta, da Risqué, que a deixa com cara de adolescente. Já as unhas da sedutora Stela, interpretada pela veterana Maitê Proença, ganham a cor lilás do Passion (Balb Lacquer) para remeter suavidade e feminilidade.

A extravagante Clô, de Irene Ravache, ganha o vermelhão Luxo (Colorama) enquanto a patricinha Jéssica, de Gabriela Duarte, ganha vida com o chamativo Rosa Pitanga (Risqué).

Segundo informações divulgadas pela CAT, no item maquiagem/cosméticos, os esmaltes mais visados pelo público são os rosa-claro, vinho, vinho-arroxeado, rosa-escuro e violeta.

0 SOS:

Postar um comentário

Leu tudo? Então comenta, vai!